Bem Vindos a Palavras ditas por mim:

Boas vindas, palavra de acolhimento, alegre e festiva... Palavra que nus faz sentir um pouquinho mais à-vontade, seja onde for e no que for aqui se sinta assim, Bem à-vontade, Bem Vindo ao meu Blog!

Colégio Encanto - Entrevistas

DEPOIS DE MINHAS PALAVRAS VAMOS LER 4 ÓTIMAS ENTREVISTAS QUE FIZ COM PESSOAS MUITO IMPORTANTES NO COLÉGIO:

Entrevista com o professor Jônatas Torres [Letras]:


Simplesmente Wesley - Eu quero saber como você se sente, estudando aqui no encanto desde criança, desde o maternal e hoje com seu diploma de professor, educador, é professor aqui no mesmo colégio que você cresceu e se formou, quero saber como você se sente?

Jônatas - Na verdade eu mim sinto como se eu tivesse em casa né, a minha vida todinha foi dentro da escola desde quando o Encanto era pequenininho quando foi uma casinha, e hoje em dia ta com esse colégio quase tomando o quarteirão inteiro. Então acredito que aqui dentro eu sinto como se eu tivesse em casa dentro de uma família mesmo porque eu conheço os professores que foram meus professores e hoje são companheiros de trabalho e também considero os alunos como se fossem meus amigos e não somente alunos né, então eu trato todo mundo como se fossem meus irmãos tanto a equipe da coordenação quantos os professores quanto a parte do pessoal que faz a limpeza, então eu falo com todo mundo. É... Quando eu passo eu do bom dia seja professor, seja dona do colégio, seja faxineiro, seja aluno, seja quem for, então eu mim sinto muito bem.


Simplesmente Wesley - Você se orgulha de hoje ter três diplomas, e de ser educador, professor e isso é uma alegria né?

Jônatas - O que eu gosto mesmo cara é estudar, [risos] é bom estudar logicamente, quando agente esta no ensino médio agente não tem muito essa visão de futuro porque agente pensa no momento, agente pensa na verdade em passar de ano, tirar uma nota boa na prova ou se dar bem por meio de cola ou porque o amigo estuda, porque vai fazer trabalho na verdade agente não tem bem essa visão. eu realmente também não tinha quando eu tava no ensino médio, mas ai quando eu cheguei no pré vestibular ai... e ate mesmo quando eu entrei na faculdade a cabeça muda completamente então agente começa a pensar: pó o quer que eu vou fazer da vida? eu vou fazer o que? Então na verdade foi uma seqüência num foi que eu disse: Não vou ter três diplomas na minha vida e pronto vai ser assim, não! eu fiz o curso de letras gostei só que também eu gostava de outras coisas e o que não mim impediu de fazer um completamente oposto a outro né. Às vezes o pessoal diz pó, mas letras é completamente diferente de odontologia ou de musica, mas não, você como pessoa pode gostar de varias coisas ao mesmo tempo e buscar essas coisas... Agora o que vai importa aqui é você se dedicar ao que ta fazendo seja uma seja duas seja quantas coisas for.


Simplesmente Wesley - É... Então ta ok professor, obrigado e que você visite o blog!

_________________________________________________________


Entrevista com o Professor Djalma Neto [biologia]:




Simplesmente Wesley - O que você nos diz sobre o Encanto, você que trabalha aqui a 16 anos pode nos falar muita coisa né?

Djalma - Trabalhar no colégio Encanto é uma coisa assim muito especial pra mim porque foi quem me deu uma grande oportunidade no início de minha carreira. O colégio de dona Eunice, agradeço muito a ela, pela oportunidade que ela me deu há 16 anos atrás, eu era um menino franzino em início de universidade, faculdade UFRN claro... É eu estava estagiando, mas Deus me deu esse Dom de dar aula de biologia e... Tive muitos momentos difíceis na universidade, mas conseguir me forma estando aqui desde esse tempo todo, 16 anos e muitos amigos fiz por todo esse tempo. Como qualquer ser humano tive momentos de fraqueza e de falhas, mas sempre superando, com muito esforço.


Simplesmente Wesley - E como você se sente?

Djalma - E eu mim sinto... Em da aula no Encanto, eu mim sinto assim [há 16 anos] em casa como se fosse minha família, minha segunda família, minha mãe ate em alguns momentos tem ciúmes de dona Eunice... [risos] É... trago comigo alguns companheiros como Edilson, Carlão, Tamário, que são pessoas que estão aqui todo esse tempo assim como eu, são meus amigos mesmo que eu adoro. Alguns alunos meus já são professores de outras escolas ou daqui também como Jônatas torres, Sheila, Vanessa, Cleber, o próprio Alcides diretor do colégio foi meu aluno, a diretora Aparecida também, enfim, hoje eu dou aula a filhos de ex-alunos meus e isso é gratificante esta aqui no colégio, eu vi a estrutura do colégio evoluir, melhorar né, mais salas de aula, a estrutura mais adaptada aos especiais, aos alunos que temos aqui que precisão dessa adaptação, como a rampa que foi feita... Eu não estava aqui quando a escola era só uma casinha pequenininha, mas como pessoa da comunidade eu conhecia o colégio Encanto pela boca de outras pessoas então foi ai que tive a oportunidade de chegar aqui e graças a um grande amigo meu Junior Bracinho, professor de futsal por muitos anos nessa escola, que é meu amigo ate hoje e ele me trouxe um dia para o treino dele e precisava de um professor de biologia, de ciências e eu entrei pra duas 5ª série na época, que hoje é 6° anos, e no outro bimestre eu já estava dando aula em todas as turmas de 6° ao 3°, então isso pra mim é muito bom. Evolui muito, era um garoto e hoje sou um adulto quase realizado, continuo aprendendo a cada dia com meus alunos e com meus amigos e isso é bacana viu!
Queria dizer que acompanhei a evolução do colégio desde o primeiro prédio ate a estrutura de hoje, já passei pela unidade II, já coordenei o colégio por dois anos, em dois turnos. Passei a bola para Valéria e Deise e aprendi muito... deixo um recado para meus alunos: Estudem sempre, pois o futuro se escreve a cada segundo e você não pode ficar desinformado nem sequer por um segundo...

Simplesmente Wesley - Obrigado e visite o blog!

________________________________________________________


Entrevista com Dona Eunice, proprietária do colégio:


Simplesmente Wesley - O que a senhora senti de ter formado tudo isso, de ter criado toda essa obra que é o Colégio Encanto, que hoje é um colégio capacitado, e como o professor de português disse que desde o matutino que ele esta aqui que a escola era uma casinha e hoje quase toma conta do quarteirão, então... E não tem só essa unidade né? O que a senhora nos diz?

Dona Eunice - Você falou a questão do sentimento né? O que eu sinto?
Na verdade é uma satisfação muito grande, é um prazer, é uma felicidade, é o tudo. Por que na verdade o que o professor falou pra você aos longos anos a escola, ela foi implantada no conselho da educação, desde 1984... Já faz muito tempo né!

Simplesmente Wesley - Eu não era nem nascido! [risos]

Dona Eunice - Era um propósito muito grande de prestar serviço educação e todo esse tempo que era passado hoje você mim pergunta e eu lhe respondo em questão do sentimento, é muito prazeroso você se sente realizado, eu mim sinto uma mulher realizada. Graças a Deus... Já fiz uma boa parte e tenho certeza que é um seguimento e há uma preocupação, hoje eu mim sinto preocupado apenas por que tudo que eu fiz durante todos esses anos eu gostaria muito que se prolongasse, que os meus filhos e de quem direito tiver que eles continuassem né a prestação de serviço que eu tanto trabalhei, que tanto prazer que eu tenho né e eu gostaria muito e ficaria feliz e só feliz se eles continuarem né! É uma das minhas prestações o que estou fazendo né mostrando pra eles dando exemplo e eles estão acompanhando, que uma hora lógico que eles vão continuar!

Simplesmente Wesley - Assim... O que a senhora fala sobre o colégio, agora saindo dos sentimentos o que a senhora nos informa como...?



Dona Eunice - Como uma prestadora de serviços. Isso a escola ao todo ela vem prestando seu bom serviço sua qualidade, trazemos assim... É todo um grupo não só eu só. Mas que esse grupo ele se dispõe em trabalhar pela qualidade e prestação de serviço para que esses alunos eles cheguem a uma faculdade a se forma seja cidadãos de bem né...


Simplesmente Wesley - O encanto também teve o maior número de alunos que passaram no IFRN (CEFET) e isso é um grande orgulho né?

Dona Eunice - com certeza por que isso ai... Assim todos os anos não existe evento maior do que você esta vendo ai na parede, esses alunos que você esta vendo ai nas faixas é de fato não é coisa, é de fato, eu gosto muito de trabalhar dentro da realidade da verdade, não adianta fazer propaganda enganosa não, entendeu que quero trabalhar na verdade? eu sei que todos os anos circulam uma quantidade de alunos que saíram daqui do colégio Encanto pelo seu bom serviço prestado pelos nosso profissionais. Agente já agradeceu muito aos nossos professores, aos nossos grandes profissionais, então tenho certeza que diante a tantas competições, junto aos nossos alunos agente vem se sentindo muito bem. Tudo o que agente faz com a equipe de educação física e ela vem nos demonstrando seu bom trabalho e uma resposta é os nossos troféus ali. Por isso eu disse a você que eu gosto de trabalhar muito em cima da realidade da verdade.

Dona Eunice - Eu vou ler esse trecho aqui da agenda pra você por que isso aqui é uma coisa que de fato é a realidade do colégio encanto porque ele tem a sua missão.
- O colégio encanto através do seu projeto pedagógico tem consciência de que somente uma educação baseada em princípios éticos com limites bem definidos que se processe através do exemplo do dialogo e da compreensão será bem sucedido. Esta ai a resposta tudo que agente faz baseado nessa mensagem aqui, nos somos bem sucedido porque nos recebemos na verdade a boa resposta.
- Educar os alunos baseados nesses pressupostos proporciona forma cidadãos, e profissionais de sucesso. Portanto é imprescindível o apoio e a colaboração da família a utilização de processos tecnológicos de ponta e profissionais qualificados.
Essa é a nossa missão aqui do colégio Encanto e nos trabalhamos dentro dessa realidade. E como exemplo nós temos profissionais aqui na escola que foram alunos.

 
Simplesmente Wesley - é uma coisa maravilhosa o professor de português falar que foi aluno do professor de biologia e outros e hoje ele esta aqui no colégio como outro profissional. Isso é uma coisa maravilhosa para ele, para quem educou e para a escola.

Dona Eunice - É... E essa é nossa realidade.



Simplesmente Wesley - E minhas ultimas palavras é parabéns, um parabéns sincero por essa obra, e eu particularmente estou adorando estudar aqui, eu sempre estudei em colégio estadual e vim agora para o Encanto está sendo uma experiência nova e maravilhosa pra mim... Os professores, o ensino, a equipe pedagógica, estou gostando muito e até está mim dando mais interesse em estudar. [risos]

Dona Eunice - E eu fico muito feliz por você está aqui na minha presença por ter o interesse de se encontrar com a visão bem aparada do conhecimento, então agente se tornamos pessoas amigas...

__________________________________________________________


Entrevista com a aluna Maria Vitória, de 14 anos que está cursando o 1° ano do ensino médio e estuda no colégio há oito anos:
 Simplesmente Wesley - O que você nos diz como aluna sobre o colégio Encanto?

 Maria Vitória - Gosto muito do Encanto, eu nasci praticamente aqui... [risos] aqui eu tenho professores altamente qualificados, formados na UFRN, a educação daqui é muito boa... O Encanto tem 26 anos de Educação e Qualidade...
A estrutura era bem... Tinha uma sala grande no final e não tinha essa estrutura que tem hoje e depois foi construído o colégio e o que vinha sendo prometida, a piscina do Encanto, mim sinto muito feliz! A escola tem uma infra-estrutura muito boa, piscina, o ginásio, ar condicionado e etc. A sala de informática daqui é muito legal, o laboratório aqui tem muita coisa pra gente estudar e agora vão comprar o microscópio para o nosso ensino ficar mais interessantes, mais dinâmico, para compartilhar mais esses momentos biológicos.



É... mim sinto muito feliz de esta aqui!

_____________________________________________________


É, finalizo aqui todo esse meu documentário! Espero que tenham gostado, Ate à próxima, Lembrando que vai ser do povim da minha sala! Aquele Abraço!
E um abraço especial para Dona Eunice, e um obrigado especial a djalma!
Ate mais!